Muitos de nós gostaríamos de ter uma receita certa para o sucesso, de algo que se seguíssemos, tivéssemos a garantia que no final daria tudo certo.
A dura verdade é que isso não existe, pois cada um vai ter que descobrir vivendo qual a sua receita específica para o sucesso, pois sucesso e felicidade são coisas pessoais.
Mas existem alguns pontos bacanas que me ajudaram e ajudam muito e queria compartilhá-los aqui, quem sabe façam sentido para você também? =)
- Tenha uma visão clara
Pessoas que não sabem para onde querem ir, não chegam lá. Permita-se sonhar, imagine quem você gostaria de ser no longo prazo, coloque isso no papel, reflita sobre o que você pretende conquistar ao longo dos anos para chegar lá e esteja aberto para as oportunidades que lhe aparecem.
O escritor Cherylyn Harley LeBon tem um bom conselho:
“Visualize sua vida em décadas e pense no que que você gostaria de realizar nos seus 20, 30, 40, 50 e 60 anos. Faça isso considerando tanto sua vida profissional como pessoal. Por exemplo, planeje a idade com a qual gostaria de se casar, de ter filhos, como gostaria que estivesse sua saúde e que hábitos são importantes para alcançar isso. Se você deseja ter um negócio próprio, também procure ter uma visão de longo prazo para esse negócio”.
- Comece antes de se sentir preparado
Muitas vezes a vontade de sermos perfeitos ou de estarmos mais preparados, nos paralisa. Seguimos tentado melhorar e nos desenvolver e acabamos deixando para manhã algo que poderíamos realizar no momento presente.
Em vez de se concentrar em ser perfeito, permitir-se criar, explorar, descobrir, e errar e aprender com os próprios erros. Poder se divertir durante a jornada e aprender fazendo, são aspectos que tornam o dia a dia mais divertido e que nos fazem ganhar muita experiência. Crie uma lista com tudo que você gostaria de aprender e siga arriscando a colocá-la em prática, mesmo quando você não se sentir totalmente pronto para isso.
Arrisque-se em desbravar o novo e a partir dele aprenda também mais sobre você, ninguém nasce sabendo e muitas vezes na expectativa de estarmos melhor em algo, acabamos postergando as nossas experiências. Saia da sua zona de conforto, sentir frio na barriga também pode fazer bem!
- Seja intencional
Muitas vezes achamos que as coisas irão simplesmente acontecer em nossas vidas, seja encontrar o emprego dos sonhos, esbarrarmos com o homem ou mulher de nossa vida, conhecermos amigos incríveis. Sim, muitas coisas na vida simplesmente acontecem, mas a grande maioria delas depende de nossa ação.
Você não pode passar a vida procrastinando ou esperando que façam por você. Escolha o que você deseja e vá atrás daquilo, aja para fazer aquilo acontecer. Seja aprender uma língua nova, conhecer lugares diferentes, fazer novas amizades, mudar de carreira, abrir a própria empresa, se relacionar com alguém que acabou de conhecer. Enfim, seja intencional, coloque suas aspirações em intenções e faça o que estiver em seu alcance para que elas aconteçam.
- Escolha um modelo
Ter uma referência, alguém que você admira, pode ajudar não só a te servir de exemplo, como no monitoramento de coisas bacanas para fazer com você mesmo. Muitas vezes temos um sonho, mas não fazemos a menor ideia de como atingi-lo. Se você descobre alguém que atingiu um sonho parecido, você pode usar essa pessoa como referência, entender os passos que a pessoa deu, os aprendizados que teve e verificar se alguns deles fazem sentido para vocês.
Você pode até usar essa pessoa como um mentor, mesmo que não tenha um contato direto com a pessoa, muitas vezes pelas atitudes, citações e dicas dessa pessoa você pode aprender muito! Não é a toa que seguimos uma série de conselhos dos sábios e grandes pensadores. Escolha alguém para ser a sua referência.
- Defina seus valores
Definir quais são seus valores, é praticamente responder a questão: O que é realmente importante para mim?
Os nossos valores são aquilo que a gente valoriza, que a gente coloca como sendo algo essencial para nós. É a nossa base, o que independentemente de qual seja a nossa visão ou as nossas escolhas ao longo do caminho, não pode faltar. Dizem que os nossos valores definem até quem nós somos, que se quisermos conhecer bem alguém, precisamos descobrir quais são os seus valores.
Ou seja, defina quais seus valores e terá mais chances de ser quem você escolhe ser.
- Aprenda a planejar e conter gastos
Se queremos um dia nos aventurar em algo novo, seja abrir uma empresa, tirar um ano sabático ou mesmo planejar casar e ter filhos, ter guardado certo dinheiro para isso pode ser importante, para não dizer fundamental.
Se desde o início da nossa carreira profissional, nos atentarmos com os nossos gastos e fizermos um bom planejamento de custos, tentando sempre poupar um pouquinho, quando esse momento de se aventurar chegar, ficará mais fácil termos essa segurança financeira conosco. Poupar é uma questão de hábito, quanto mais fazemos, mais natural fica.
- Lembre-se que você é mais que seu trabalho
É tão comum nos dias de hoje ao conhecermos alguém, perguntarmos: “O que você faz?” É como se nossa vida profissional fosse o mais importante, fosse o que falasse quem nós somos.
Na verdade não é e está longe de ser. Nossa vida profissional é apenas uma parte de nós uma de nossas fazes, nem mais ou menos importante que as demais. A questão é que nós mesmos, muitas vezes, acabamos nos esquecendo disso. Deixamos outras fazes de lado e só focamos em sermos melhores profissionais. Será que vale a pena? Bom quando você olhar para seu passado e lembrar dos momentos mais felizes e plenos da sua vida, escolhe que todos eles sejam relacionados somente ao trabalho?
- Tenha paciência
Quando somos jovens tentemos a querer tudo para ontem, esperar horas ou dias, pode parecer uma eternidade. Muitas vezes focamos tanto no resultado, em nosso objetivo final, que esquecemos de aproveitar a jornada. Não nos lembramos de dar valor ao caminho, ao que se passa enquanto ainda não chegamos no nosso tão almejado objetivo final. A verdade é que passamos mais tempo nessa jornada, do que na meta alcançada, então se queremos olhar e perceber que tivemos uma vida feliz, precisamos aprender a aproveitar cada momento durante o alcance de nossos objetivos.
Seguir essas dicas não é garantia de sucesso, mas quem sabe possa sim dar uma boa força? Pelo menos, foram muito úteis para mim!
Créditos da foto: https://www.flickr.com/photos/ainst/